Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Senha  

Mais um jogo que conheci quando criança e não soube reconhecer suas qualidades. Um dos jogadores cria uma "senha", composta de pinos de cores diversas. O outro, deve identificar as cores escolhidas, por meio de dedução. Talvez a única (mas grande) falha do jogo, é que enquanto um pensa, o outro pouco ou nada faz, a não ser esperar...

Mas é muito inteligente e exige uma boa dose de raciocínio lógico. Lançado pela Grow aqui no Brasil, lá fora tem o nome de "Master Mind". Foi criado em 1971 por Mordechai Meirovitz.

Tenho duas versões, sendo uma da Grow e outra da Invicta Plastics Ltda, uma empresa inglesa. São praticamente iguais, mudando tão somente a cor do tabuleiro. A caixa da versão inglesa, esclarece que o jogo foi premiado como o "Jogo do Ano". Mas não diz em que ano foi isso...

E afirma possuir também as versões "Mini Master", "Super Master Mind", "Royale Master MInd" e "Word Master Mind", além de uma versão para cegos, a "Master Mind for the Blinds".

"Senha" da Grow
Tabuleiro do Mastermind. O da Grow não possui diferenças significativas.
"Mastermind" da Invicta Plastics Ltd.

Existe também, no Brasil o SUPERSENHA. O jogo é basicamente o mesmo. Enquanto no Senha tradicional, temos que descobrir 4 cores em 10 jogadas, no Supersenha são 5 cores em 12 jogadas.

Em fevereiro de 2004, recebi uma colaboração muito valiosa. O amigo MARCO SOUZA, desenvolveu e permitiu que eu colocasse no nosso site, uma versão eletronica do SUPER SENHA.

Está na seção de "Programas de Jogos Clássicos". O Marco disse o seguinte:

"Caro Mauro,

Sempre gostei do jogo Senha/Super Senha.

A 1a. vez que tentei transportar o jogo para o computador foi por volta de 1983 quando eu estava aprendendo Basic num CP 400. O jogo era bem simples, no lugar das peças eu usei letras, de A até H, pois eu não dominava a parte gráfica.

Quando comecei a ler sobre Flash 5 em 2001 vi que esta ferramenta seria muito interessante para refazer o jogo. Se você acessar o meu site e entrar nas páginas de 2001 ou 2002 encontrará a 1a. versão que fiz em Flash, nela o tabuleiro está horizontal, eu achava que dessa forma o jogo ficaria mais agradável visualmente mas me enganei, no final adotei o layout normal do jogo."

(Clique AQUI para ir para a página do Marco)

Ao Marco, o meu muito obrigado.

HOME