Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Senat  

É um dos jogos da família do gamão, assim como a Tábula. Segundo os folhetos dos "Jogos da Terra", teria sido encontrado um tabuleiro deste jogo na gruta de Abidos, no Egito, que foi datado de 5500 anos!

Outra obra, cita que um riquíssimo tabuleiro foi encontrado no túmulo de Tutankâmon, tabuleiro esse de ébano e marfim, com as peças em ouro.

Tabuleiro da "Jogos da Terra"

Os desenhos existentes no tabuleiro teriam utilidade para os mortos no seu caminho na outra vida. O Senat (ou Senet) era conhecido como "Jogo de passagem da alma para outro mundo". Tanto é verdade, que é citado no conhecidíssimo "Livro dos Mortos" egípcio. O jogo simbolizaria a luta da alma do jogador contra o mal ou com as forças inimigas, que vagam no Nada. As peças de cada jogador são chamadas de "dançarinos", enquanto os "dados", são chamados de "dedos". Aqueles encontrados no túmulo de Tutankâmon, tem a forma de dedos humanos, com unhas esculpidas!

No túmulo de um sacerdote egípcio, morto no século IV a.C, encontra-se uma cena deste sacerdote jogando Senat, com a inscrição: "o coração em delícia, num jogo com amigos após o almoço, aguardando o momento de refrescar-se no salão da cerveja" ("Os melhores jogos do mundo", pág. 99). Parece que, desde aquela época, jogo combina com bebida...

Além do tabuleiro simples da "Jogos da Terra", em papelão, que eu acabei por montar num "pôster", com pequenas pedras como peças e dados, não resisti a tentação de comprar o tabuleiro mais elaborado, de madeira, da "Origem", com os dados em forma de "dedos".

Tabuleiro da "Origem" em madeira, e com os "dados" típicos do jogo egípcio Tabuleiro de Senat encontrado na tumba de Tutankâmon

REGRAS

O amigo Bruno de Jesus Alonso me mandou as regras do Senat. Aqui vai:

"Conheci esse jogo através de um jogo de computador, mas quando vi a diferença entre as imagens do site e as do jogo em que jogava, resolvi pesquisar... Acabei descobrindo que há duas versões do jogo, ambas do mesmo período do Egito.
A versão , cujas imagens estão no site (com 30 quadrados) e o que eu já jogava (com 20 quadrados).

A partir de agora vou escrever as regras dos jogo (o de 20 e o de 30 (as regras dos de 30 foram obtidas de outro site: www.kingtutshop.com/freeinfo/SenetGame.htm).


Junto com este e-mail lhe envio a versão que joguei antes mesmo de conhecer o "jogos.antigos"(a versão dos 20 quadrados)

REGRAS SENET (20 quadrados):

Cada jogador possui 5 peças.
O objetivo é percorrer 15 casas
Vence quem chegar a última casa com todas as peças(o número final deve ser
exato para entrar na última casa)

Joga-se com 4 "tábuas" (a denominação tábuas saiu da minha cabeça e não é oficial):

Se houver 1 tábua branca para cima, o resultado será 1;
Se houver 2 tábuas brancas para cima, o resultado será 2;
Se houver 3 tábuas brancas para cima, o resultado será 3;
Se houver 4 tábuas brancas para cima, o resultado será 4;
Se houver 4 tábuas pretas para cima, o resultado será 6;
Antes de começar o jogo decide-se quem joga primeiro, jogando as 4 tábuas.
Assim aquele que tirar 4 ou 6 primeiro será quem começa!

Duas peças, sejam amigas ou inimigas, nunca poderão ocupar a mesma casa. Porém se sua peça cair em cima do inimigo, este deverá recomeçar o trajeto com aquela peça.

Quem tira 6 tem direito a uma nova jogada (após mover suas peças é claro!).
Se cair em uma das casas marcadas, inclusive a última você tem direito a uma
nova jogada.
OBS: As novas jogadas são cumulativas.

REGRAS SENET (30 quadrados)
(copiado do site http://psion.snigfarp.karoo.net/senet/rules.html e traduzido por mim).


Na verdade as regras originais egípcias não foram descobertas!!!!!
As regras que existem foram propostas por historiadores e existem variações

Aqui está as regras de Kendall:

As pretas começam. Você só pode andar com uma peça se ela for cair em uma casa vazia ou em um inimigo que esteja isolado (você não pode cair em um inimigo se há outro inimigo adjacente a casa em que ele está).

Se você cair em um inimigo isolado, ele deve voltar para casa que você estava antes se não for possível executar nenhum movimento para frente você deve executar um movimento para trás.

Se num movimento para trás você cair em um inimigo isolado ele volta para a casa que você estava antes(ou seja para frente); se você cair na casa da humilhação você só poderá mover suas peças se conseguir pôr aquela peça na casa do renascimento (para cair na casa do renascimento ela deve estar vazia (sem peões seus e do inimigo). Neste caso não se pode comer uma peça do inimigo que esteja na casa do renascimento e você deve esperar ele sair); se cair na casa dos três "trunks", você só pode se mover tirando 2 para sair do tabuleiro (no caso de ser a última peça e você não ter como movê-la pre frente você deve voltar à casa da humilhação).

Se você estiver na casa da beleza e capturar alguém isolado nas 3 últimas casas do jogo ele não volta à casa da beleza e sim à casa da humilhação.
Somente se a casa da humilhação já estiver ocupada é que ela volta à casa da beleza se você sai da casa da beleza e captura alguém na casa da humilhação você passa a ficar na casa da humilhação se você tirar 1,4 ou 6 jogue outra vez.

Se você cair:
Na casa 15 (casa do renascimento)
Na casa 26 (casa da beleza) você joga de novo (não se pode passar da casa da beleza sem cair nela)
Na casa 27 (casa da humilhação/água) você deve recomeçar na casa do renascimento
casa 28 (casa dos três trunks)
casa 29
casa 30

 


No mês de junho de 2005, recebi mais contribuições sobre o Senat. Um amigo virtual, que pediu para não ter seu nome divulgado, informou que as regras mais aceitas pela comunidade científica, como sendo as regras do Senat, não são as regras acima!

Segundo este amigo, "o tempo inteiro eu desconfiava daquelas regras que o seu amigo havia lhe passado, pois ás mesmas eram simples demais se comparada com toda á estrutura social e intelectual do antigo Egito, e assim decidi e entrei em contato com o arqueólogo suiço Jequier e o mesmo gentilmente me cedeu ás regras que por sua vez também foram confirmadas pelo egiptólogo alemão E.Pusch."

Ele lembra também que, originalmente, o Senat te 30 casas, não existindo cofirmação histórica e/ou arqueológica da existencia de um tabuleiro com 20 casas.

 

Como sabemos, o Egito antigo teve uma sociedade altamente complexa e desenvolvida. Hoje se conhece muitas pinturas que mostram pessoas jogando o Senat, o que parece indicar que este jogo era muito importante naquela sociedade.

 

Na tumba de Tutankhamon, foram encontrados 4 tabuleiros de Senat, como este retratato ao lado.

 

Assim, publico as regras abaixo para conhecimento geral. Não há intenção nenhuma de criar polêmica ou desmerecer o trabalho do Bruno. Até porque, não se conhece, efetivamente, as regras originais do jogo. Mas é sempre bom conhecer coisas novas!

REGRAS

Os Dados

No jogo Senet os 4 dados são em forma de tábuas, assim como eram no antigo Egito, 4 lados são em cores pretas, e 4 lados de cores brancas e seus respectivos significados estão logo abaixo:

Se houver 1 cor branca para cima, o resultado será 1;
Se houver 2 cores brancas para cima, o resultado será 2;
Se houver 3 cores brancas para cima, o resultado será 3;
Se houver 4 cores brancas para cima, o resultado será 4;
Se houver 4 cores pretas para cima, o resultado será 6;

O Tabuleiro

Primeiramente deve-se situar os peões em suas casas de partida (1 á 10), na seguinte posição: casa 1;preto, casa 2; branco, casa 3;preto, casa;4 branco...até o 10. O Objetivo do jogo é tentar retirar os peões das casas de partida (1á 10) e introduzi-los no início da partida, casa 11 e retirá-los do tabuleiro o mais rapidamente possível ao término da terceira linha chamada de "Chegada".
Joga-se os dados de Senat, aquele jogador que obtiver 4 ou 6 primeiro terá o direito de começar á partida e automaticamente estará definido como o portador dos peões pretos. E avançará independentemente do número obtido no dado da casa 10 para á 11. Após esta jogada inicial o jogador continuará jogando e andando com seus peões conforme o número obtido nos dados, no entanto caso este jogador obtiver nos dados 2 ou 3, ele andará e passará á vez de jogar para seu adversário.
Os peões poderão independentemente de sua cor, saltarem por cima de seus adversários. O segundo jogador conforme for o número obtido nos dados irá retirar seu peão branco da casa 9 e andar e até mesmo caso desejar após andar com o peão da casa 9 poderá andar com os seus demais peões, mas caso obtenha nos dados 2 ou 3, após ter percorrido seu número irá passar á vez de jogar ao seu adversário. O mais interessante é que se um peão cai em uma casa ocupada por outro peão adversário, o peão adversário atacado é obrigado á recuar para á casa antes ocupada pelo peão atacante.
Dois peões da mesma cor jamais poderão ocupar á mesma casa, no entanto poderá ocupar uma casa anterior, formando uma barreira contra o adversário, e quando esta barreira é formada por 2 peões ou mais, o adversário não poderá atacar e nem mesmo pular por cima, porém esta barreira não impede o andar das peças que á compõem. Cada vez que o adversário se deparar com esta barreira, terá de recuar uma casa e este peão que irá recuar não poderá ocupar uma casa ocupada por outro peão, independentemente de sua cor e no caso de impossibilidade de jogar passará á sua vez. Caso um peão caia na casa 27, terá de recuar para á casa 1 para recomeçar, já ás casas 26, 28, 29 e 30, são refúgios onde os peões que ali estiverem não poderão ser atacados.
Quando um jogador conseguir avançar com os seus peões para á última linha e obtiver o número exato no dado, poderá retirar suas peças do tabuleiro na medida em que forem chegando á casa 30, mas se um peão for atacado e enviado para á primeira ou Segunda linha, os peões da mesma cor deverão esperar o regresso do peão atacado para á terceira linha, para somente então poderem continuar saindo. O jogador que retirar todas ás suas peças do tabuleiro primeiro será o vencedor da partida.
Pontuação

O jogo Senet poderá ser jogado várias vezes, utilizando-se assim da seguinte pontuação; 5 pontos por cada partida ganha, 1 ponto por cada peão adversário que se encontrar na Terceira linha, 2 pontos por cada peão adversário que se encontrar na Segunda linha, 3 pontos por cada peão adversário que se encontrar na primeira linha.

Ao meu "amigo virtual" o meu agradecimento, esperando que ele, logo, permita que eu faça o crédito da contribuição de maneira correta, ou seja, citando o nome dele!

 

HOME