Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Pentágono  

Conheci este quebra cabeças através do amigo PAULO CÉSAR, que me mandou o jogo por e-mail. Obviamente mandou um desenho do jogo...

Mas por coincidência, fui comprar um presente para uma criança, numa loja de brinquedos educativos e encontrei o jogo em madeira. Não pude resistir e comprei.

A estrela de 5 pontas, o PENTAGRAMA, é símbolo místico muito antigo. Representa as substancias formadoras do mundo, segundo a alquimia: terra, ar, água e fogo, mais o quinto elemento, o espírito. Somente com o advento do Cristianismo, é que o pentagrama passou a ser visto como símbolo maléfico.

No jogo, a idéia é começar com o tabuleiro vazio. Este tem 10 casas, uma em cada ponta da estrela e as demais nas intersecções das linhas que formam a estrela. Conta-se três casas, em linha reta, em qualquer sentido de direção, iniciando-se em qualquer casa e coloca-se uma peça na terceira casa. No correr do jogo, a segunda casa pode estar ocupada, mas deve iniciar-se a contagem sempre em uma casa vazia. O objetivo é preencher 9 casas.

O amigo MAURO SÉRGIO MARTINAZO resolveu o problema e me mandou a solução:

"o macete é sempre terminar na primeira casa da jogada anterior"

PARA LER, COPIE A RESPOSTA PARA UM PROCESSADOR DE TEXTO E MUDE PARA UMA FONTE LEGÍVEL.

Ao Mauro, um grande abraço e meu muito obrigado!

HOME