Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Panela  

A seguir, reproduzo a mensagem que me foi mandada pelo amigo SÉRGIO CHOLA, na qual ele descreve um jogo de rua de sua infância que, segundo ele, era jogado no bairro do Canindé, zona norte da Capital Paulista.

Conforme a descrição de Sérgio, trata-se de um jogo simples, mas que devia ser muito divertido. Infelizmente, hoje em São Paulo seria praticamente impossível jogar-se: onde conseguir barro, na medida em que todos os rios e córregos da Capital encontram-se poluídos?

Agradeço ao Sérgio pela colaboração:

"Tenho 45 anos e na minha infância, aqui na Capital de São Paulo, adorávamos jogar "panela", jogo que ninguém dos meus atuais amigos tiveram conhecimento. O jogo consistia em um pedaço de barro para cada participante. Cada jogador, em sua vez de jogar, fazia uma "panela" com o barro, ou seja, com as mãos esculpia uma espécie de prato de barro com as bordas perpendiculares ao fundo do mesmo. Feita a "panela" o jogador tendo-a na mão espalmada arremessava-a no chão com o fundo para cima e com o impacto o fundo rompia-se, formando um buraco.

O jogador seguinte tinha de tapar o buraco da "panela" com o seu próprio barro, claro que fazia-se uma camada bem fina para não gasta-lo, pois quanto maior o pedaço de barro maior seria a "panela", logo o adversário vizinho teria de desprender um pedaço maior para tapar a "panela". A graça era "tirar" o barro dos demais competidores tirando-os do jogo por falta de material, pois para conseguir o barro ideal tínhamos que ir numa beira do rio Tietê, local um pouco distante que nossas mães não permitiam, logo íamos esporadicamente em busca do barro ideal.

O jogo é muito simples, muito divertido e tive, neste breve depoimento, a oportunidade de viajar no tempo relembrando estes e outros momentos de pura felicidade de minha infância.

Obrigado por dar-me este oportunidade!!!"

Não conhecia este jogo. Se alguém tiver algum dado sobre ele, sinta-se a vontade para colaborar.

HOME