Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Jogo da velha  

Conhecido também como "Jogo do Galo", e "Tic Tac Toe", é um jogo extremamente simples, que não trás grandes dificuldades para seus jogadores. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniriam para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha".

Mas sua origem seria ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito. Teriam sido feitos por escravos a 3.500 anos! De alguma forma, é um jogo "aparentado" dos "Merels" (ver Marel).

Tabuleiro de "Jogo da Velha" tradicional, em pedra, da Origem

Jogo por demais conhecido, dispensa o ensino das suas regras, podendo ser jogado sobre um tabuleiro, ou mesmo sendo riscado sobre papel. Quem já não jogou o "Jogo da Velha" numa mesa de bar, em um guardanapo, ou durante uma aula chata, na última folha do caderno?

No ano de 2004, ganhei da MALU, um tabuleiro de jogo da velha diferente.
Ela teceu o tabuleiro, usando técnicas de tapeceria. As peças são de vidro colorido. O resultado ficou muito bom.

Jogo da Velha Tridimensional

Uma solução para melhorar o Jogo da Velha tradicional, é passar da bidimensionalidade para a tridimensionalidade...

Assim, "empilha-se" três tabuleiros do jogo da velha, sendo que a vitória não é dada àquele que conseguir colocar três peças em seqüência, mas sim para aquele que conseguir mais seqüências de três peças, nas três dimensões.

O jogo melhora muito, ficando com mais estratégias e opções.

Pode ser jogado, como o tradicional, com papel e lápis, mas a visualização é bem mais difícil. Assim, nada como um tabuleiro não virtual e não bidimensional: um tabuleiro verdadeiramente tridimensional, facilita muito a visualização do jogo.

Este é o Jogo da Velha Tridimensional, do amigo Septimio.

Quem é fã de "Jornada nas Estrelas", certamente se lembrará do "Xadrez Tridimensional", que o Spock jogava contra o Kirk...



   

Jogo do Muiraquitã

Que coisa... Até o Jogo da Velha, joguinho bobo e insosso, pode ser melhorado e acabar ficando um jogo interessante, cheio de opções e estratégias...

Voltando à bidimensionalidade, o amigo SEPTIMIO provou que é possível a melhoria da "Velha", enviando-me um exemplar do Jogo do Muiraquitã que ele está produzindo.

Trata-se de um jogo de posicionamento, num primeiro momento (como a "Velha"). Depois das peças colocadas (só três para cada jogador), estes passam a ter duas opções: movimentar a peça (mudando-a de casa) ou simplesmente vira-la, para que ganhe nova "orientação", em razão da setas que as peças possuem. Ganha quem conseguir alinhar três "muiraquitãs", com a mesma orientação das setas.

HOME