Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Jogos de Rua  

Quem morou numa cidade do interior, ou numa época mais tranqüila viveu em São Paulo e cidades vizinhas, certamente "brincou na rua". "Brincar na rua" era referência para uma infinidade de atividades realizadas ao ar livre, nas ruas e praças, que serviam de espaço lúdico para as crianças (e as vezes para os adultos).

Eu, por exemplo, andei de bicicleta, joguei futebol, joguei vôlei, joguei taco, joguei queimada, brinquei de esconde-esconde, pega-pega, rodei pião, empinei pipa, joguei "bafo" e mais uma infinidade de atividades. As crianças menores, divertiam-se com brincadeiras de roda, pular corda, passa-anel, e outras atividades. Tudo na rua onde morava, na cidade de Guarulhos...

Jogos de Rua
Jogo de Tacos
Pega-Pega por Equipes
Queimada de Campo
Pião
Panela
Pipas e Papagaios
Tico Tico Fuzilado
Cinco Marias
Bolinha de Gude
Cama de Gato

Hoje em dia, por limitações óbvias, dificilmente encontraremos na Capital crianças jogando qualquer coisa na via pública.A violência, o trânsito, a falta de camaradagem entre vizinhos impede a utilização do espaço público para a diversão. Hoje, as ruas são dos carros, postes, ladrões, camelôs e prostitutas.

O bom e velho cabo-de-guerra...

Mas, enfim, talvez alguns destes jogos possam ainda ser revividos, nos clubes, acampamentos, sítios, áreas comuns de prédios, em espaços privados portanto, que estão substituindo os espaços públicos.

Obviamente nada falarei daqueles jogos que todos conhecem e que persistem até hoje. Desnecessário relatar o que é "pega-pega" ou "esconde-esconde". Porém poucas crianças ainda sabem o que é um "jogo de taco".

HOME