Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Jogos com palitos de fósforos, ou "NIM"  

É jogado com palitos (de dente ou de fósforos. Faça três fileiras com os palitos, uma embaixo da outra: uma com três palitos, uma com 5 e a ultima com 7.

Cada jogador tem direito a tirar quantos palitos quiser, mas somente de uma fileira de cada vez. Assim, pode-se tirar um único palito da fileira de 7, ou todos da fileira de 3, ou dois da fileira de 5, passando então a vez ao adversário.

Quem ficar com o último palito, perde o jogo. A disposição dos palitos não é a única existente, existindo variações a respeito. Mas em todas elas, a regra básica é a acima descrita.

Ao iniciar minhas pesquisas sobre jogos, descobri que o jogo acima, possui nome: NIM. E mais: descobri que possui inúmeras implicações matemáticas, como descreve MARTIN GARDNER em seu livro "Divertimentos matemáticos".

Gardner acredita que o jogo tenha origem na China. Esclarece também, que em 1940 foi patenteada nos EUA uma máquina de nome "Nimatron", que se destinava unicamente a jogar Nim. Pasmem: a máquina pesava uma tonelada!

Em 1951 no "Festival Britânico", foi exibido um robô chamado "Nimrod", que servia exclusivamente para jogar Nim...

Do que não é capaz a inventividade humana, tão somente para jogar um joguinho de bar!

Uma variação interessante: faz-se uma fila única com 20 moedas. Cada jogador pode tirar 1, 2 ou 3 moedas, em sua vez. Quem for obrigado a tirar a última moeda, perde o jogo.

HOME