Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Jogos Diversos, pouco comuns:  

Faço a seguir menção a jogos de tabuleiro, menos conhecidos, mas nem por isso menos interessantes. São jogos sobre os quais ainda tenho poucas informações confiáveis, para conceder a cada um uma página específica.

Os dados históricos, foram retirados dos folhetos que acompanham os tabuleiros de algumas empresas, além daqueles constantes do livro "Os melhores jogos do mundo" da Ed. Abril e de outros livros, além de informações constantes em sites, muitos dos quais citados na página de sites.

Gostaria de mencionar algo sobre o chamado "Manuscrito de Alfonso". Este livro, que trás a frase que cito na pagina inicial, teria sido terminado no ano de 1283 por ordem de Alfonso (ou Afonso)X, cognominado "o Sábio", rei de Castela e Leon, entre 1251 e 1284 (o link leva à pagina com uma pequena biografia dele). Dividido em sete parte, a primeira delas é dedicada ao xadrez, contendo 103 problemas de origem árabe e européia. Sua maior virtude é a de ter eternizado jogos que poderiam ter se perdido no tempo, como por exemplo uma versão de xadrez para quatro jogadores, ou um jogo conhecido como "Los Escaques", jogado em um tabuleiro circular.

Jogos Diversos
Alquerque
Bul
Capitão Cook
Feche a Caixa
Jogo da Velha
Jogo Real de Ur
Marel
Pachisi
Quinteto
Senat
Singha
Tábula
Nyout
HEX
Oska
Halma
Zohn Ahl
Pega Varetas
Fanorona

Não conheço nenhuma versão em português deste livro, mas se alguém souber, por favor, comunique-me.

HOME