Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Jogo da glória ou jogo do ganso  

Não foram poucas as pessoas que me pediram informações sobre o Jogo da Glória ou Jogo do Ganso. E o pior, é que eu sequer conhecia esse jogo. Parece que, por algum tempo, teve algumas "edições" no Brasil. Eu não conheci. Depois de pesquisar, e contando também com algumas colaborações, como a do amigo FLÁVIO LIBERAL, consegui informações sobre o jogo.

O"Jogo da Glória", ou "Jogo do Ganso", ou "The Royal Game of Goose", ou "Game of Goose", ou "Jeu de l´oie", teria sido criado na Alemanha durante a Idade Média (possivelmente no Séc. XV), mas acabou por se popularizar, por volta do século XVI, na França. O nome "Jogo do Ganso", talvez venha do fato de, na Grécia antiga, o ganso era tido como um animal sagrado.

O jogo teria tido uma maior divulgação, depois que Francisco de Médici, que governou Florença de 1574 a 1587, deu um tabuleiro deste jogo a Felipe II, rei de Espanha. Felipe teria ficado encantado com as reviravoltas do jogo.

Ao que parece, o tabuleiro mais antigo que se conhece data de 1640, e teria sido produzido em Veneza.

Aos poucos o tabuleiro foi se modificando no que toca aos temas que foram "abordados" nas diversas edições. Assim, na França foram feitos tabuleiros com imagens alusivas a Revolução Francesa, Napoleão, etc.

Atualmente, a burocracia francesa também o utiliza para instruir o povo sobre o funcionamento das repartições públicas (acho genial esta idéia).

R.C. Bell, em seu "Board and Table Games from Many Civilizations", cita um tabuleiro, no qual se encontram duas figuras. Uma é a de certo "Jack Shepherd". Esse sujeito, a partir de 1723, passou a cometer crimes em Londres, sendo preso e conseguindo diversas fugas espetaculares. Foi condenado a morte em 1724. Depois de fugir varias vezes, uma delas pela chaminé da cadeia em que estava preso, acabou sendo enforcado aos 16 de novembro de 1724.

A outra figura, é a de "Jonathan Wild", outro ladrão enforcado em 24 de maio de 1725.

O "Jogo da Glória", portanto, não tem um tabuleiro "oficial". Mas em síntese, o jogo é sempre o mesmo: um circuito em forma espiral, com 63 casas, que são percorridas mediante o lançamento de de dois dados. Em algumas casas, existem prêmios, em outras castigos. E obviamente, vence quem chegar primeiro ao fim do percurso.

Simbolicamente representa o percurso da vida de um ser humano, onde a virtude e o vício se interpõem em nosso caminho sem que necessariamente os desejemos. O simbolismo místico está presente na repetição do padrão 7 - 9 que são os algarismos de maior significado ocultista. A própria totalização das casas é de 63 (9 X 7). Vêem-se, também, figuras como a ponte, o poço e o labirinto que possuem forte significação simbólica.

Tenho um tabuleiro interessante. Salvo engano (já nem me lembro direito...), veio como "brinde", quando consegui adquirir a caixa da coleção "Melhores Jogos do Mundo", assim não sei sua origem. Mas estando escrito "Juego de la Oca", obviamente veio de um país de língua espanhola.



Acho especialmente interessante as figuras "cômicas" deste tabuleiro. Podemos ver inclusive um "troglodita" arrastando sua amada pelos cabelos, na casa de n° 35...

E tenho outro tabuleiro, que veio numa caixa da Estrela, chamada "Central de Jogos". Se o tabuleiro acima retratado tem imagens "cômicas", este da Estrela, tem imagens que poderiam ser chamadas de "meiguinhas", ou coisa parecida, como a imagem do cozinheiro, servindo um peru assado, cercado de sorridentes petizes...





E enquanto preparava esta página, tive o prazer de receber do amigo LANES SEPTÍMIO, um belíssimo tabuleiro de "Jogo da Glória", que ele está fabricando em Belém do Pará.

Eu tenho atendido aos pedidos do Septímio (não com a presteza que ele merece...) em dar palpites na confecção de jogos, além de fornecer algumas regras e modelos de tabuleiro.

A intenção dele é de produzir jogos bons e baratos, visando popularizar alguns jogos que andam esquecidos.

O legal do tabuleiro, é que foi personalizado para mim: traz o meu nome, e o brasão que dizem ser da minha família...

Além disso, as casas são ilustradas com belas figuras.

Segundo o Septímio, as figuras são gravadas a laser e esmaltadas a fogo.

A moldura (que não aparece na foto) é de pau-brasil (chique, né!?!)

E ele esclarece que o tabuleiro é único.

NÃO SERÁ FEITO OUTRO!

O Septímio está produzindo diversos jogos, além de outros produtos em metal. Quem se interessar, dê uma olhadinha no seu site.

Ao Septímio, meus sinceros agradecimentos pelo belo tabuleiro e pela gentileza.

HOME