Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Feche a caixa  

Trata-se de um jogo de dados muito interessante, jogado por marinheiros da Normandia, e regiões litorâneas da França e Inglaterra, já há mais de 200 anos.

Constitui-se num tabuleiro com "casas" numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se" casas que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que não fique impossível fechar-se mais casas. Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde.

Tabuleiro de "Feche a caixa" da Origem

O tabuleiro que conheço e da "Origem", e dei um para o meu sogro, que se divertiu com o jogo. Encontrei também outra versão (segunda foto), produzido por Thomas Prell, da "Pengamonga" (Espírito Santo), com o nome de "Calcodado". Esta segunda versão, apesar de mais "tosca", é ideal para viagens, já que é pequena e vem em uma sacola, o que facilita o transporte.

O jogo é simples e direto, mas exige uma boa dose de sorte e também de "feeling" para se saber que casa fechar.

Versão simplificada do "feche a caixa"- aqui existe tão somente um "placar", com contagem até 10

Tenho um interesse meio "arqueológico" por jogos. Acho muito interessante quando consigo descobrir um jogo antigo. E adoro quando descubro um jogo que não conheço pelo nome, mas ao manuseá-lo vejo que se trata de um jogo antigo.

É exatamente o caso desse "Box 45", da Grow, que não passa do nosso "Feche a caixa", com outro nome.

Caixa de papelão
Este tabuleiro deve ser bem antigo, pois o tecido já está até um pouco puído

Outra "descoberta" interessante foi o Block, também da Grow. É um "Feche a Caixa" para viagem. Os dadinhos ficam dentro de esferas transparentes, impedindo que sejam perdidos e possibilitando que se jogue em qualquer lugar. Nem de papel para anotações se precisa, pois o jogo já vem com um "placar", feito com uns pinos móveis.

No início de 2003, pedi ao amigo ZAMPA que me fizesse um "Feche a Caixa" de pequenas dimensões, para que eu pudesse levar em viagens. Ele então fez o jogo abaixo:

Tampa marchetada, com um dado estilizado
Os números do "placar" são pintados a mão

Apesar de ter achado o jogo lindo, fiquei frustrado, pois a caixa media 25,5cm de lado, por 6,5cm de altura, não sendo muito "portátil". Quando falei isso para ele, ele deu uma risadinha e simplesmente retirou do interior da caixa o "placar", que é somente encaixado. Assim, quando não quiser levar a caixa toda, basta levar somente o "placar"...

HOME